quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Natureza morta utilizando o Pontilhismo de Georges Seurat

Conforme já foi abordado anteriormente, Georges Seurat, influenciado pelas primeiras descobertas acerca da teoria das cores, experimentou realizar as suas obras representando as cores através duma mistura de pontos multicolores. Como exemplo, a cor laranja era representada por uma mistura de pontos magenta e amarelo. O resultado desta mistura de pontos coloridos se efectua ao nível do cérebro e da visão, que percepcionam a cor final pretendida.

Seurat tencionava assim, captar a maior luminosidade possível da cena, sabendo que, se a mistura das tintas fosse realizada directamente na paleta, grande parte da luminosidade se perderia.
Isto vem a propósito da mistura subtractiva e que se refere à cor pigmento. Nesta síntese cromática, quanto mais se adicionam diferentes tintas, mais se vai perdendo cor e luz, tendendo-se no extremo ao negro, que é precisamente a ausência de cor e de luz. Recomendamos a pesquisa mais aprofundada destas informações na nossa área reservada ao estudo da cor.

Designa-se por “natureza morta” o género de pintura através da qual se representam essencialmente seres inanimados, tais como frutas, flores, livros e outros objectos.
Este género de pintura tem raízes na Antiguidade Clássica, e era empregado em pinturas murais, denominadas “frescos”, como o exemplo mostrado abaixo, proveniente da cidade romana de Herculano e datado de 50 d.C.
Posteriormente, em diversas épocas, muitos artistas dedicaram-se a este género de pintura, exibindo nas suas obras belos vasos cheios de vinho, frutas apetitosas ou iguarias dispostas em requintadas porcelanas.
O pintor francês Paul Cézanne (1839-1906) realizou muitas naturezas-mortas, explorando motivos estáticos que lhe serviram para aprofundar estudos de cor, modelação, profundidade, volume.

Maçãs, pêssegos e peras
1879-80
Museu Ermitage
S. Petersburgo


Propomos que, a partir da imagem fotográfica abaixo, realizes uma composição visual através das seguintes etapas:
1. Reproduz as linhas de contorno do prato e das frutas com lápis HB;
2. Identifica, também a lápis, as diversas manchas de cor existentes na imagem;
3. Reproduz estas manchas de cor, utilizando canetas de feltro coloridas, e explorando os princípios enunciados por Georges Seurat.